Principais Causas de Cabelo e Couro Cabeludo Oleosos
Todos os casos de cabelo oleoso são causados pela produção excessiva de sebo (óleo) no couro cabeludo. Quando há muito óleo, seu cabelo fica sem vida, pesado, com aspecto desgrenhado, escorregadio ao toque, e seu couro cabeludo pode ficar com coceira e irritado. Diversos fatores podem levar a esse excesso de óleo.
Idade
Nossa idade é um grande fator contribuinte para a quantidade de sebo que nosso corpo produz em geral. "A produção de óleo no couro cabeludo é alta na infância (pense em crosta láctea), baixa na infância, alta na adolescência e diminui com a idade", diz Hayley Goldbach, MD, FAAD, dermatologista certificada em duas áreas e cirurgiã dermatológica na Brown University.
Hormônios
Diferentes hormônios podem afetar a produção de sebo. Por exemplo, pessoas que têm ciclo menstrual podem perceber que ficam mais oleosas em diferentes momentos do mês. Flutuações hormonais relacionadas à idade ou desequilíbrios também podem afetar a oleosidade.
Genética
Algumas pessoas simplesmente produzem mais óleo do que outras por causa de sua genética. O cabeleireiro Warren Tricomi nos lembra que, embora não possamos mudar nossa genética, ajustar nossos hábitos pode ajudar a criar um couro cabeludo mais equilibrado.
Condições Médicas
Certas condições médicas também podem levar a cabelo oleoso ou couro cabeludo com caspa. "Isso inclui desde caspa (dermatite seborreica) até psoríase e sudorese excessiva do couro cabeludo (hiperidrose)", diz a Dr. Goldbach. Nesse caso, é sempre uma boa ideia marcar uma consulta com um dermatologista certificado para compartilhar suas preocupações.
Hábitos de Higiene
Hábitos de higiene e cuidados com o cabelo inadequados podem levar a um couro cabeludo oleoso ou piorar um problema existente. Algumas pessoas podem lavar o cabelo em excesso, enquanto outras lavam pouco, e certos produtos ou hábitos de estilização podem também levar a um couro cabeludo mais oleoso. É importante encontrar a frequência certa de lavagem e condicionamento capilar de acordo com suas necessidades e usar produtos que promovam a saúde capilar.
Como se Livrar do Cabelo Oleoso
Siga estas dicas de especialistas para eliminar o cabelo oleoso e desfrutar de dias melhores com seu cabelo.
Reavalie seus Produtos de Cuidados com o Cabelo
Se você tem cabelo oleoso, o primeiro lugar a procurar é nos produtos que você aplica no couro cabeludo. Isso inclui seu shampoo, condicionador e quaisquer produtos de estilização. Se seu couro cabeludo parece seco, tenso ou com coceira imediatamente após a lavagem, isso pode ser um sinal de que o produto não é adequado para você. "Recomendo que você use a mesma linha de produtos para o seu shampoo, máscara capilar e condicionador", diz Tricomi. "Os tipos de produtos que recomendo para combater a oleosidade são os hidratantes. Tente evitar as linhas que promovem brilho, pois se o objetivo é dar brilho, eles tornarão [seu cabelo] mais oleoso." Você também pode usar linhas de cuidados capilares e tratamentos especificamente formulados para couro cabeludo oleoso, como Function of Beauty PRO The Oil Heiress Scalp Oil Control Hair Goal Concentrate Mix-In ($4, Sephora), Kérastase Specifique Divalent Balancing Shampoo for Oily Scalp & Hair ($40, Sephora) e The INKEY List Salicylic Acid Oily Scalp Treatment ($15.99, Sephora).
Lave o Couro Cabeludo e Condicione as Pontas
Embora lavar o cabelo seja importante, o principal culpado aqui é o couro cabeludo. "Eu sempre lembro meus pacientes de que você deve lavar o couro cabeludo e não o cabelo, porque é lá que a sujeira e a gordura se acumulam", diz a Dr. Goldbach. "Às vezes, as pessoas estão concentrando o shampoo nos folículos capilares, o que está errado. O shampoo deve ser massageado no couro cabeludo, enquanto o condicionador deve ser aplicado nas pontas do cabelo."
Não Espere Muito para Lavar
Embora você provavelmente não precise lavar o cabelo todos os dias, é importante não esperar muito tempo também. Isso pode levar ao acúmulo de óleo e sujeira, que podem obstruir os poros e causar irritação e coceira no couro cabeludo. Lavar o cabelo a cada um a três dias pode ajudar a criar um equilíbrio melhor.
Não Lave em Excesso Também
Ao mesmo tempo, é importante evitar lavar o cabelo com muita frequência. O shampoo pode remover os óleos naturais do cabelo e deixar o couro cabeludo ressecado. Isso, por sua vez, sinaliza ao seu corpo que produza mais óleo, criando um ciclo desagradável.
Experimente Produtos de Estilização Absorventes de Óleo
Para ajudar a controlar o cabelo oleoso, use um produto de estilização que ajuda a absorver o excesso de sebo. Por exemplo, Tricomi usa um produto "em pó para estilizar" ao fazer escova que ajuda a manter as raízes secas enquanto absorve os óleos. Produtos volumizantes também são projetados para absorver o óleo e evitar fios pesados. Experimente o Schwarzkopf Osis + Dust It Mattifying Volume Powder ($19.99, Amazon), Oribe Serene Scalp Oil Control Treatment Mist ($58, Sephora).
Escove o Cabelo Diariamente
Escovar o cabelo pode ajudar a redistribuir os óleos capilares por toda a cabeça e ao longo do fio, evitando que eles se acumulem no couro cabeludo. Usar um secador de cabelo em uma temperatura baixa a cerca de 15 cm de distância do couro cabeludo enquanto você escova também pode melhorar a distribuição de óleo, observa a Dr. Goldbach.
Experimente um Shampoo Medicamentoso
Se você tem uma condição médica que causa cabelo oleoso ou com caspa, experimente incluir um shampoo medicamentoso em sua rotina uma vez por semana ou durante uma crise. A Dr. Goldbach sugere: "Recomendo massageá-lo no couro cabeludo, em seguida, desligar a água e fazer outra coisa, como depilar as pernas, enquanto o shampoo penetra no couro cabeludo antes de enxaguar."
Converse com um Dermatologista
Quando o cabelo oleoso simplesmente não vai embora, é hora de procurar um profissional. Eles poderão ajudá-lo a identificar as causas (incluindo problemas internos, se houver) e encontrar algum alívio.
Espero que este artigo tenha fornecido informações valiosas para ajudá-lo a lidar com o cabelo oleoso. Siga essas dicas dos especialistas e trabalhe para encontrar o equilíbrio certo em sua rotina de cuidados capilares. Lembre-se de que cada pessoa é única e pode se beneficiar de abordagens diferentes. Se o problema persistir, não hesite em procurar a orientação de um dermatologista certificado para um diagnóstico e tratamento adequados. Desejamos a você sucesso na sua jornada para obter um cabelo saudável e equilibrado!